terça-feira, 19 de outubro de 2010

Desafios enfrentados por iniciantes em Wordpress

Bom dia, boa tarde, boa noite!!!..

Levando em consideração o objetivo deste blog que é troca de experiências de profissionais de TI e gerentes das mais diversas classes de empresas, venho falar sobre uma mancada de iniciantes no desenvolvimento de temas para wordpress.

O desenvolvimento web é fascinante, emocionante é revolucionário. Um serviço ou um produto? Para diversas empresas simplesmente o melhor e mais barato serviço oferecido para seus clientes, já para outras um produto diferenciado, geralmente uma opção para pequenas empresas onde sua infraestrutura em informática é bastante limitada.

Criar páginas para internet foi uma decisão, um objetivo que coloquei em julho de 2001 quando terminei um curso técnico de informática com ênfase em internet. Naquela época era mais comum navegar por páginas estáticas, os bancos de dados somente para multinacionais ou megas-empresas. Acreditam que o meu acesso a internet eram de incríveis 56 kb/s em uma conexão via modem utilizando a linha telefônica (detalhe: no final do mês aparecia uma puta conta para pagar), sem falar nas reconexões constantes.rs.rs. (passado que não existe mais - Graças a Deus...)

Desenvolver temas para Wordpress é uma alegria, é um prazer e para apaixonados como eu pela linguagem que domina a internet (PHP), vira brincadeira de criança. Na verdade, esse trocadilho é apenas para expressar minha satisfação em desenvolver para web, pois não é tão simples consciliar HTML, CSS, javascript, PHP, MySQL e ainda deve considerar as ferramentas utilizadas para este trabalho entre as mais comuns estão: DreamWeaver, Fireworks, Photoshop e Flash (Adobe - cases pagos), Notead++ (source code free). O trabalho é forçado, exige bastante concentração e foco nos objetivos de seu cliente.

Comecei a desenvolver para WP no começo deste ano, logo depois de fazer um curso on-line para desenvolvimento de temas para o CMS Joomla (que também é uma boa opção para gerenciar páginas de internet). Gerenciando quatro blogs e um deles de minha filha, apenas para disseminar idéias e um hoby, uma forma de descarregar o peso do dia-a-dia com palavras e pensamentos que edificam, foi que tive a curiosidade de fuçar no wordpress e experimentar essa ferramenta maravilhosa, uma solução ajustável às necessidades de meus clientes.

Ao desenvolver um tema para um cliente dias passados, fiz tudo perfeito, cliente adorou, mas............ cara passei exatamente 40 horas em volta do computador (com intervalos claro), para resolver um problema: "Post da página são direcionados para apenas um post" - termos de busca do problema : problemas com single e page.php; links não abrem corretamente; Fiz uma correria no fórum brasileiro wordpress e não encontrava uma solução. Fazia intervalos de 20 minutos embaixo do chuveiro para pensar numa possível solução e nada. Corri para pesquisas em fóruns de outros países para ver se alguém havia passado pelo mesmo problema, e novamente mais nada acontece. Por fim, nas últimas esperanças encontrei o problema.

Os temas para wordpress segue uma lógica que deve ser preservada. Dividimos o tema em três partes : 1- cabeçalho (header.php); 2- Conteúdo (index.php, page.php, single.php e etc.); 3- Rodapé (footer.php). Eu como iniciante em wordpress desenvolvi um tema onde o meu header.php tinha uma query_post, sem saber que poderia ser um problema persisti minha procura por uma solução. Quando retirei a query_post e no lugar utilizei um plugin para dar a mesma cara ...abracadabra!!!! Num passe de mágica o problema foi resolvido.

O fato é que precisamos ter cuidado e prestar atenção na dinâmica do processo de exibição do conteúdo no wordpress...
Deixem registrado sua experiência....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agredeço seu post!!!
Todos serão lidos e respondidos o mais breve possível!
Rodrigo Dionízio